quarta-feira, 1 de julho de 2009

FRANCISCO JOSÉ DE VASCONCELOS LESSA - BARÃO DE DIAMANTINA,nasceu na Vila do Príncipe (hoje Serro), em 08.05.1798 e faleceu em 02.04.1862. Foi eleito vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal de Diamantina, em 1832, quando esta se emancipou do Serro. Residiu por muitos anos na famosa Fazenda do "Bom Sucesso", considerada uma das mais produtivas do município do Serro. Apoiou a Revolução Liberal de 1842. Participou da colonização do extremo nordeste de Minas, no empreendimento da Companhia do Mucuri, ao lado de Teófilo Benedito Ottoni. Recebeu o título de barão em 02.12.1854. Foi, com o Padre José Jacintho Nunes e o dr. Claudionor A.de Azevedo Coutinho, o fundador da Santa Casa do Serro e apoiador da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

9 comentários:

  1. Olá Gilberto Rocha,

    Dei uma olhada geral em seu blog. Que blog bacana!!! A minha curiosidade ficou aguçada com as fotografias, pois venho estudando imagens da cidade de Diamantina.
    Gostaria muito de saber de você pode informar quem foi o fotógrafo que fez as fotos mais antigas, especialmente as do final do seculo XIX. Algumas de Chichico Alkmim eu pude identificar, mas tem outras que não saão do período em que ele fotografou aqui.
    Bom, vou deixar meu email, se puder entrar em contato...agradeço muito.
    Parabéns pelo blog, bela iniciativa.
    Atenciosamente,

    Dayse Lúcide

    ResponderExcluir
  2. Ah.. o email: dayselucide.dtna@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Alô Dayse Lúcide,
    Fiquei satisfeito com sua visita ao meu blog. A minha meta é exatamente essa de divulgar nossa Diamantina. Espero que outros que têm fotos interessantes em seus baus que venham divulgá-las. Afinal tal patrimônio pertence a todos. Não pode restar no olvido.
    Saudações garimpeiras do Beto Rocha.

    ResponderExcluir
  4. Dayse,
    Como não consegui entrar em seu email, vou relacionar alguns dos fotógrafos autores das foto do meu blog: Chichico Alkimin, Celso Werneck, Assis Alves Horta, Geraldo Ribeiro de Miranda, La Plaige, Insley Pacheco-Photographo da Casa Imperial, Francisco Manoel da Veiga-Photographo da Província de Minas, Photograhia Nogueira, José Gallotti-Photographia Ítalo Braziliana, Carlos Alberto´Rua Sete de Setembro, 45, Rio de Janeiro, Pedro da Silveira-Rua do Ourives, 34-RJ, Lopes-Rua do Ouvidor,62-RJ, Carlos Lotti-Província de Minas, P.P.Collares-Arassuahy-MG, Carneiro e Gaspar-Rua da Imperatriz, 58-São Paulo.
    Fico à sua disposição. Beto

    ResponderExcluir
  5. Beto, destaco entre os fotógrafos antigos o La Plaige, um francês que foi a Diamantina, em 1902, a serviço, e de lá não saiu mais. Casou e morou no Beco dos Bherens, até a sua morte. Fazia os negativos em vidro. Depois que morreu sua viúva apagava os negativos e vendia os vidros para serem usados como porta-retatos.
    Uma vizinha viu o que ela fazia e comprou todos os que restavam. Gardou-os por muito tempo. Hoje ainda existem um bom número no acervo fotográfico de meu pai. Algumas de sua fotos foram expostos na Amostra do Museu do Diamante.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu caríssimo amigo Beto; que prazer imenso poder manifestar aqui o meu parabéns por esta sua feliz e grande iniciativa na divulgação do nosso querido Tijuco;são pessoas como vc que dignificam e enobrecem esta nossa terra. Possúo no acervo do meu sogro, Zé da Sé, dois postais -Rua da Quitanda e Largo do Rosário [ segundo ele] os primeiros postais coloridos à mão que surgiram por aqui; vou passar-lhes para seu acervo. Um abc. Nélio

    ResponderExcluir
  7. Prezado Gilberto:
    Você diz que tem fotografias de autoria de Carlos Lotti no seu blog. Eu lhe agradeceria muito se me informasse quais delas são desse fotógrafo, que foi morador da cidade do Serro, MG, na segunda metade do século XIX. Se tiver mais informações sobre o Carlos Lotti e a existência de outras fotografias dele, estou muito interessado. Sou Jorge da Cunha Pereira Filho e meu e-mail é jorgecpf@hotmail.com. Antecipados agradecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Gilberto: Sou da família Ávila, do Serro, mas tenho muitos parentes em Diamantina, parte com o sobrenome D'Ávila. Você tem informações sobre pesquisas genealógicas deste ramo no século XIX? Agradeço quaisquer informaçoes.
    Um abraço do Márcio de Ávila Rodrigues (marodrigues17@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Olá. Meu nome é Gloria Vasconcelos Horta, sou neta de adila e Antenor Alves Horta. estie recentemente em Diamantina quando meu tio, Dirceu de Vasconcelo s Horta, recebeu a medalha JK. Tenho vontade de saber sobre meu avô, Antenor Alves Horta, e sobre minha família. Meu e-mail é gloriahorta@gmail.com
    Tenho um site www.gloriahorta.net
    Belo blog!
    Pretendo voltar à Diamantina em novembro. Meu pai e todos os meus tios são de lá. Eu nasci em BH e fui criada aqui, no Rio de Janeiro.
    Ando saudosista.
    Um abraço

    ResponderExcluir